segunda-feira, 10 de março de 2008

Pelo menos o "Mínimo".

Esse final de semana estive no Teatro Casto Alves para assistir o Balé Folclórico do Recife. Mas, além do espetáculo, outra coisa me chamou a atenção. Antes de se iniciar o balé, a produção do evento anuncia recomendações que devem ser seguidas, normas de rotina, as quais o público deve seguir. Uma dessas foi a de não ser permitido tirar fotos do espetáculo sem a prévia autorização da produção. Não é que ao abrir das cortinas já havia um número significativo de pessoas com máquinas fotográficas "engatilhadas", prontas para disparar. Foram flashes durante todo o show, até o apagar das luzes.
Fico me perguntando, uma regra simples como essa, um mero regulamento de um teatro a gente não consegue cumprir, imgine uma outra coisa. Se não conseguimos seguir simples regras de educação, respeito, responsabilidade, como nós poderemos exigir que outras pessoas tenham um comportamento parecido? Me parece que vivemos numa época de total falta de respeito, respeito para com o outro, para com as instituições, para com o governo(o governo somos nós, não se esqueça).
Presenciar esses tipos de comportamento me deixa muito frustrado, e me faz refletir muito sobre o tipo de sociedade em que eu vivo e a que eu gostaria de viver. É realmente uma pena que todos já estejam tão acostumados com isso, e que não percebem que o mínimo é o caminho para se chegar ao máximo( sem querer ser positivista).
É realmente uma pena!

5 comentários:

Wanderley Teixeira disse...

Não é pedir muito não, rapaz...
No teatro as atitudes passam a ganhar proporções assustadoramente vergonhosas, não consigo entender como as pessoas têm este tipo de atitude e conseguem levá-las na naturalidade.
Tenho as minhas birras no cinema, onde as pessoas usam a desculpa por não existir apresentação ao vivo. Mas a falta de respeito continua a existir. Seja com um pé na poltrona, os malditos celulares e acredite já teve um cidadão que soltou "flatos" na minha cara, ele estava em uma poltrona na minha frente. Sou bocudo mesmo, olho pra trás e faço questão de fazer cara de poucos amigos. Me irrita profundamente.
Ah! Parabéns pelo blog e que tenha vida longa!
Abração.

Neila Lara disse...

Realmente amor..é isso mesmo..
Muita boa a reflexão!
beijos

Guimarães disse...

Caro amigo Fausto!Me admira você ainda não ter percebido que o baiano é mal educado,sou baiana mas não me enquadro nesse perfil como muitos outros que também partilham de sua opinião.Educação e respeito é incomum aqui,o pior é que as pessoas se acostumam muito fácil com essa condição e acham normal a quebra de regras.Te digo que estou aqui pra fazer a diferença e mostrar que educação e respeito muda o mundo.

Jackie disse...

Isso foi sempre questionado. O que irrita não é o fato de alguém poder guardar uma recordação daquele espetáculo, mas todo um conjunto de flashs e luzes que atrapalha quem está do seu lado, e o próprio espetáculo. Confesso que muitas vezes vou ao teatro e a depender do evento, acabo tirando algumas fotos, mas com uma regra básica e importante: sem flash.
Mas a edudação que muitas vezes exigimos não vamos encontrar. Assim como no cinema, no teatro, na fila do banco, ou em qualquer outro estabelecimento. Muitas vezes uma questão de educação doméstica. Mas é respirar fundo e pedir paciência.

Unknown disse...

Concordo plenamente. Já enfrentei essa falta de respeito com os artistas no palco. Vamos espalhar que alí, eles estão concentrados no trabalho? -Ê, Brasilzonho de gente com curtura!