sexta-feira, 21 de março de 2008

O lado de fora.

Todos os dias quando vou à faculdade observo e participo de inúmeras discussões sobre os males que afetam a nossa sociedade - pobreza, desigualdade social, distribuição de renda, educação. É comum nas faculdades de direito estes tipos de assuntos serem trazidos à tona, principalmente porque realmente tem haver com o nosso sistema jurídico e o modo como este se dipõe à própria sociedade. Porém, tem uma coisa que me deixa inquieto, me deixa realmente frustrado e até algumas vezes revoltado. E tem haver com a nossa localização geográfica(quem sabe onde a Ruy Barbosa fica sabe o que estou falando).

Muitas vezes em que paramos para falar sobre tais assuntos em sala de aula fico a observar o comportamento dos colegas e de como eles vêem e sentem estes debates, e sinto uma certa ingenuidade e desconhecimento do que vem a ser o objeto da nossa conversa.

Me parece que vivemos em uma realidade tão distante daquilo que estamos ali discutindo, o que me deixa perplexo, pois esquecemos o lugar onde estamos e como vivemos.

Basta dizer que, tudo o que falamos todos os dias em sala e nos corredores fica somente no campo das idéias, numa realidade fática, abstrata. Sabem por quê?

Porque estudamos ao lado de uma das maiores favelas da cidade,o Nordeste de Amaralina, onde a realidade é dura e cruel, e se pode observar tudo aquilo que discutimos no dia-a-dia, e somos incapazes de abrir uma janela para ver o que acontece do lado de fora.

2 comentários:

Fausto Mattos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neila Lara disse...

A maioria de nós finge que faz algo para mudar, apenas discutindo, enquanto que a realidade se apresenta na nossa cara e não fazemos nada. Espero que cada um faça a sua parte de acordo com a sua consciência. Me incluo também porque seria hipocrisia não me incluir.
Gostei!